terça-feira, 21 de dezembro de 2010

21/12/2010: Eclipse lunar


FILE - Esta combinação de imagem cinco shows diferentes fases de um eclipse lunar total mais de Bagdad, Iraque, entre 01:30 - 02h30, horário local, 4 de março de 2007. Se o tempo permitir, skygazers na América do Norte e Central e uma pequena parte da América do Sul contará com os melhores lugares para o total apenas deste ano eclipse da Lua, prevista para 20 de dezembro de 2010. (AP Photo / Drobnjakovic Marko) (Marko Drobnjakovic - AP)





FILE - A lua aparece totalmente coberta pela sombra que a Terra passa entre a lua eo sol, durante o eclipse lunar nesta foto da lima 9 de janeiro de 2001 tomadas em Kiel, na Alemanha. Na terça-feira 21 de dezembro de 2010 o primeiro dia do inverno do Hemisfério Norte, a Lua cheia passa quase morto-centro pela sombra da Terra. O eclipse começa às 01:33 EST. Naquela época, a sombra da Terra vai aparecer como uma picada de vermelho-escuro na borda do disco lunar. Demora cerca de uma hora para a "mordida"para expandir e engolir a lua inteira. Totalidade começa às 2:41 am EST e tem a duração de 72 minutos. Segundo a Nasa o último eclipse total lunar, que aconteceu no solstício de inverno era 21 de dezembro de 1638. O próximo 21 de dezembro de 2094. (AP Photo / Proepper Heribert Arquivo) (Proepper Heribert - AP)

Um eclipse lunar total ocorrerá(ocorreu) nesta terça-feira (21/12), por volta das 4h33 (madrugada de segunda para terça, no horário de Brasília). O fenômeno terá duração de três horas e 28 minutos, podendo ser visto parcialmente no Brasil, na Europa e na Ásia, e em totalidade na parte oeste da América do Sul, região da Califórnia (EUA), por exemplo, de acordo com a agência espacial americana (Nasa), esta semana.
Pelo menos no leste do Brasil não será possível ver o fim do eclipse, uma vez que o mesmo terminará às 8h01 (no horário brasileiro de Verão), quando já está de dia. Já os estados que ficam a oeste do país poderão ver por mais tempo o alinhamento dos três astros (Sol, Terra e Lua).
A ocultação da lua pelo planeta coincidirá com o fenômeno de solstício, que é quando inicia o verão no hemisfério sul e inverno, no norte. No caso da nação o dia será maior que a noite. Já para as regiões acima da linha do Equador ocorre o inverso.
Para este eclipse não é necessário usar óculos para proteger as vistas.

Nenhum comentário: